quarta-feira, dezembro 29, 2010

Zetas versus Estados

Já se projectava que esta realidade viesse a ter lugar mais cedo do que muitos imaginariam.
Um grupo armado e detentor de uma actividade referencial na economia paralela (?), numa zona em que esta actividade passou a ser um facto de peso no ambiente social e político mexicano após o 'spread' verificado a partir da Colômbia e afins, finalmente, assume-se como beligerante, tal qual um estado, prepara uma declaração de guerra a um estado legítimo no quadro internacional: a Guatemala.
Como perspectivar o próximo futuro? Naturalmente que esta não é a regra e, para já, encontramo-nos longe disso; mas, e se tivermos em conta o fortalecimento do poder dos grupos ilegítimos assim como o seu enriquecimento, o que poderemos esperar do fortalecimento das malhas que a corrupção vai tecendo na intereceção das várias instituições?

domingo, dezembro 19, 2010

A Águia Vitória, a SAD do Benfica e os novos coveiros

Sou sócio do SLB.
E muito antes das SADs invadirem o quotidiano futebolístico nacional.
Sou da altura em que a Luz metia - a pagar - mais ou menos 120.000 espectadores. E da altura em que a Luz era um Inferno para quem lá fosse jogar, independentemente do jogo ser para a Europa ou para as Feiras.

Na altura, ainda não se ouvia falar de nomes como aqueles que integram a tal 'sagrada' SAD que, no presente, parece mais ou menos ligada ao Benfica-clube.

A cultura encarnada era plena de solidariedade, de amor ao clube e de veneração à Águia, fosse ela qual fosse.

A ideia de ter uma Águia 'de verdade' na nova e pequena Luz foi e é, realmente, de louvar. É um verdadeiro espectáculo dentro do espectáculo que é o próprio jogo.

Quem quer acabar com a delícia que é observar a Vitória a voar?
Quem anda a chatear o tratador da Vitória?
Quem vai pressionando o nosso amigo espanhol dizendo-lhe que os seus conterrâneos são arrogantes?
Quem é que não gosta dos sócios do SLB?
Quem é que não percebe que são os sócios do clube que ajudam a pagar o ordenado a tão infelizes idiotas?

Quem é que, na SAD constituída para defender o SLB, não gosta... do SLB?

O que quer dizer que 'ninguém é superior à instituição'?

O Presidente Vieira vai ter pouco tempo para dar a volta a um assunto que apenas envergonha os verdadeiros benfiquistas.
Parece que começa a haver muita gente ligada ao 'inimigo' a tratar os assuntos do Benfica como quem trata 'aquilo de que não se gosta'.

Tenho a certeza de que o Presidente Vieira não tem nada que ver com esta triste história. E, como todos os benfiquistas que se prezam e que têm lugar marcado na nova Luz por muitos anos, espero ver este assunto resolvido e a bem dos que não têm que se explicar a qualquer funcionário mentecapto e, quem sabe?, a lagartos de meia tigela!

Viva o Benfica!