quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Povo magnânimo!


Ontem à noite o Benfica ganhou ao Futebol Clube do Porto, por duas bolas a zero, no Estádio do Dragão, a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O FCP, lider invicto do campeonato nacional, via-se assim confrontado, pela primeira vez nesta época, com a ideia de que afinal não é uma equipa hegemónica no que toca ao futebol. Subitamente, surgiram questões nas cabeças dos adeptos azuis que até aqui se mantinham fechadas a sete chaves na caixinha de Pandora. Questões que fragilizaram com evidência, as certezas absolutas que pareciam pautar a postura, não só da equipa como de toda a massa apoiante, de arrogancia e superioridade observadas ao longo de toda a época. De repente o mundo parecia acabar. O chão parecia fugir-lhes debaixo dos pés. As bolas de golfe, guardadas nos bolsos durante a maior parte da partida, começaram a voar para o relvado, assim como as garrafas de água, os isqueiros e as moedas. É incrível verificar a grandeza de uma gente que, apesar de estar a perder um jogo importante, se desfaz em generosidade, oferencendo aos adversários todos os bens que têm ali à mão, fazendo valer o epíteto de bons anfitriões que caracteriza as gentes do norte desde sempre. Não satisfeitos, ainda se deram ao trabalho de aguardar a passagem do autocarro do Glorioso e brindá-lo com mais ofertas, desta feita simples pedras, talvez por se terem desfeitos entretanto de outros bens mais valiosos. Mas ainda assim, não puderam deixar de oferecer aquilo que podiam, até ao momento da despedida. Foi tal o entusiasmo que, coitados, até partiram um vidro da viatura, sujeitando com a sua generosidade imensa, aqueles que viajavam nela ao frio intenso dessa noite de Inverno pelo resto da viagem.

Quero portanto, enquanto benfiquista, deixar aqui os meus agradecimentos a esse povo magnânimo que mais uma vez deixou bem clara a sua essência:

Pelas bolas de golfe
Pelos isqueiros
Pelas garrafas de água
Pelas moedas
Pelas pedras
Pelas emoções ao rubro
Pelos insultos
Pelo desportivismo à moda do Porto
Pela ameaças aguerridas (que implicam esforço e dedicação)
Por toda a fruta e chocolates
Pelas esmolas aos árbitros
E por tantas outras coisas que esta maravilhosa gente do FCP tem dado incansavelmente, num esforço que demonstra bem a magnitude da sua nobreza, fair play e generosidade!

Que nós, cá em baixo, saibamos retribuir essa partilha de riqueza e generosidade, não deixando de mostrar o nosso enorme obrigado pela forma extraordinaria como sempre somos recebidos.

E viva o Benfica.

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Um pássaro chamado Barry

Nas últimas horas sei de um pássaro que voou em direcção à beleza que compôs enquanto viveu neste pequeno planeta dito azul no meio de nenhures; o seu nome era Barry, John Barry.

Por ter sentido a tua música, valeu a pena ter vivido! Até sempre, John!