terça-feira, agosto 01, 2006

Finanças: a decisão é boa ou má?

Parecendo ser completamente estapafúrdia - o que me parece só dever acontecer num país em que a consciência cívica é igual a zero (e não batam mais no ceguinho do 'anterior regime') - a decisão de publicar listas, nomeando devedores assumidos ao fisco, não é que a surpresa aconteceu?
Lá foram eles, a maior parte dos pró-calotes, pagar à pressa as suas velhas contas e eis que a medida do Estado ganhou eficácia.
País actualmente pobre de mentalidades?
Pois, parece que sim. É que uns estão para os outros, e parece que o Governo actual conhece bem as manhas do português típico pós-cravista. Porque será?

Ainda por cima isto passa-se com um Ministério das Finanças que funciona mal a maior parte das vezes e que até é devedor também assumido de empresas e particulares. Que fazer?

Mas por outro lado, e sem desempatar, temos que levar com o Presidente da Ass. dos Contribuintes muito chateado com a decisão, mostrando satisfação com o hipotético caso de um engano fatal nas listas para, assim, poder levar o Governo a tribunal, conforme incitação massiva durante o santo dia nos meios nacionais!
Quer dizer, eu pago, tu pagas, o outro não paga e adivinha quem se lixa? Será que há filhos e enteados na 'nova democracia portuguesa'? Questão simples para a historiografia, daqui por 50 anos, claro.

A história dos direitos e deveres como matéria é muito difícil para o português actual. Joga e perde sempre!

Sem comentários: