terça-feira, novembro 15, 2005

O orgulho de ser português!

No site da candidatura de Mário Soares e incluído no seu Manifesto Eleitoral surge esta ideia, inscrita numa frase:

"Reconquistar o orgulho de ser português"

É no mínimo estranho ver esta inscrição numa campanha de Soares. Se não visse não acreditava; pensaria sempre que onde se lê português se devesse ler europeu!

No entanto, e independentemente da surpresa (relativa e agora sem ponta de ironia), penso, também, que é mais do que urgente repensar a questão do 'ser português', porque tenho a convicção de que os modelos aplicados na construção da casa portuguesa têm sido copiados de outros, inadequados ao nosso conteúdo cromossómico, e que, decididamente, não nos servem porque ignoram a nossa natureza.

Seria, nesta altura, uma discussão muito interessante, e poderíamos levantar algumas questões que primam pela falta de 'correcção' política, correcção essa que nos tem sido impigida em litradas descomunais de informação alinhada, nos mais variados canais instituídos, sejam eles públicos, sejam eles privados.

Esta questão não pertence a Mário Soares, nem a ninguém, em especial. Pertence-nos, pura e simplesmente; é de todos.
Mas não se deve confundir o rabo e as calças, nem se pode exigir que, pelos exemplos oferecidos, até hoje, por quem de direito, aos menos aptos, e são milhares em Portugal, essa maioria possa apresentar-se, hoje, adulta, amadurecida, apresentando os níveis de consciência que seria suposto mostrar, de respeito por si, pelo próximo e, consequentemente, pelo seu 'estado'. Essa luta foi perdida e não há que inventar, dizendo ser esse o preço da democracia - é mentira. Infelizmente, o sistema, através dos seus condutores não conseguiu resolver o que poderia ter sido, ao menos, tentado!

Como dizia Teixeira de Pascoaes, afastado da lide do politicamente correcto, tanto no seu tempo como agora: - livrai-nos, senhor, dos que confundem as pernas e os braços com a cabeça!

Pode ser que ainda tenhamos tempo para aprofundar essa discussão sem assistirmos ao final sem glória de uma ideia concreta chamada Portugal.



1 comentário:

Dylan disse...

"Orgulho em ser português"

Numa época de descrença, de desânimo, há que acreditar na capacidade de superação dos portugueses.

Atente-se no exemplo de personagens empreendedoras como Horta Osório, membro do conselho de administração do Banco de Inglaterra, Durão Barroso, a caminho do segundo mandato de presidente da Comissão Europeia, José Saramago, o primeiro escritor de língua portuguesa a ser galardoado com o Nobel da Literatura, e Siza Vieira, arquitecto de grande prestígio internacional.

Não é possível também esquecer todos os anónimos que lutam diariamente para ultrapassar os tormentos da vida: os desfavorecidos, os desempregados, o pequeno tecido empresarial, os estudantes, as mães solteiras e os reformados de baixas pensões. Como no passado, rasgando mares revoltosos e vencendo cabos que atemorizavam, levantemos o nosso orgulho português contra a adversidade e com a audácia que sempre nos distinguirá.
http://dylans.blogs.sapo.pt/