terça-feira, setembro 27, 2005

O avião!







Imagine-se Portugal visto do ar.

Aconteceu que, hoje, ao ler esta notícia, fiquei deveras impressionado. Pensei, ás tantas, que havia sido composta apenas para enfeite do meu desconfiado imaginário.
Entretanto, belisquei-me, e, ainda sem querer acreditar na veracidade da impertinente dor causada pelo resultado desagradável da prova a que me submetera, resolvi tirar um cochilo, na intenção de desmentir o sucedido, o que sucederia no momento do regresso à vida real.
E sonhei! Sonhei com uma situação que teve o condão de me ter colocado, ao acordar, perante uma situação que considero bem mais aflitiva. O sonho surgia-me como a consequência tardia da incómoda notícia.

Ano de 2050. A cena tinha lugar no interior de um pequeno helicóptero, onde pai e filho reflectiam acerca da paisagem que iam observand0, de forma admirada e atenta.

Dizia-lhe o pai, com terna paciência :

"... vê, meu filho, estamos a sobrevoar Portugal, o nosso adorado país que, dando uma imagem de vitalidade e força numa altura em que a nossa Europa se desunhava para conseguir ultrapassar os males intestinais que a perseguiam vigorosamente, resolveu investir - sem medo - em... 'aeroportos".

E os
aeroportos, às centenas, todos alinhados em intermináveis filas, desfilavam pelos seus olhares, tocados de um espanto cada vez maior!

"Muitos! Nasciam como batatas." continuou o pai, "Na ideia dos nossos passados benfeitores, tantos seriam eles, os aeroportos, que acabariam por obrigar o mundo, espantado e de olhos pregados em Portugal, a curvar-se diante do país e a conceder-lhe a importância desmesurada que ele sempre ansiou ter. Tornar-se ia, assim, um parceiro de peso, merecendo por isso o respeito dos demais." O miúdo, entretanto, olhava o pai com admiração e acentuada curiosidade!

"Meu filho, aproveitando o facto dos deuses dos ares haverem sido benéficos para com o território nos primeiros cinco anos do século XXI, amputando-o do verde vital através de ainda hoje inexplicados fogos que apareciam inesperadamente, de alto a baixo, esses nossos heróis governo-pensadores da altura, resolveram investir todo o pouco dinheiro que se encontrava no fundo dos bolsos mais bem guardados, em aeroportos, ideia terrivelmente inovadora, nessa altura de tantos perigos." Agora, o vigor do pai, orgulhoso da descendência de tão brilhante espécie de ideólogos, encontrava-se em crescendo e já a sua cara espelhava uma satisfação incontida, transbordante de uma inevitável vitória impossível de conter, mas não de contar.

"E foi assim, meu querido filhinho, que nós, os portugueses, os maiores construtores do mundo conhecido, soubemos resistir ao que na altura parecia ser uma situação perdida.
O dinheiro passou a entrar a jorros no país, as pessoas passaram a ser ricas e felizes, os outros europeus e cidadãos do mundo, ao perceberem que a única coisa que podiam cá fazer era aterrar de qualquer maneira e em qualquer posição, resolveram destruir todos os seus inúmeros e velhos aeroportos, passando, todos eles, a utilizar os abençoados aeroportos portugueses.
E desde aí - meu adorado filho - Portugal passou a ser conhecido em todo o mundo como... o avião!"



Sem comentários: