quinta-feira, agosto 04, 2005

festival do aTraso MeNtal!



Começa hoje a edição anual 2005 do festival do Sudoeste. Por mera curiosidade, visitei o site da TMN, mais propriamente a secção dedicada ao FESTIVAL, de modo a perceber de uma vez por todas qual é o cartaz definitivo. Ao entrar na página arrepiou-se-me a espinha e congelou-se-me o cérebro… Pura e simplesmente não queria acreditar! A TMN resolveu brindar os visitantes da página dedicada ao agora chamado Festival Sudoeste TMN (qual prostituta, se vai vendendo a todas as operadoras móveis do país) com uma animação 2D razoável acompanhada pelo pior áudio de que alguém, alguma vez, se podia ter lembrado; refiro-me àquela estupidez do “Ó EEEEEEEELSA!”. O requinte de malvadez vai ao ponto de cada vez que se clica numa opção do site, uma voz diferente grita: “Ó EEEEEEEELSA” e mais, tem uma pequena colecção de vídeos a contar uma suposta história sobre a origem deste chamamento que ficou tão popular no Verão de 1998!

E é ai que a coisa fica triste… E ridícula! Para quem não se recorda, no Verão de 1998, no mesmo festival do Sudoeste (na altura patrocinado pela Antena 3 ou algo assim, antes de estar na moda a prostituição às operadoras moveis e apenas se girava em torno das máfias da rádio) uma incauta qualquer, provavelmente entupida de vinho barato e charros na cabeça, lembrou-se de se perder da amiga (há sempre umas pitas freaks nos festivais, que vão aos parzinhos, fumar umas ganzas, beber até à loucura e vomitar nos sítios mais impróprios) e às tantas da manhã andou pelo meio das tendas aos gritos, chamando sofregamente pela sua amiga Elsa. É natural que nesse ano, qualquer pretexto fosse bom (e lembro-me do caótico e vergonhoso ultimo dia da EXPO98) para que alguém gritasse esse código da irmandade festivaleira em sítios com muita gente e alguém, num outro extremo respondesse com o mesmo grito, até que este se generalizasse pela multidão… Irritante, mas giro (mais irritante ainda porque a maior parte dos aderentes não esteve lá nem sabe do que se trata, mas é sempre fixe gritar qualquer coisa e fazer parte do rebanho). Segundo as teorias da filogenética tais necessidades de comunicar através de códigos básicos e fazer parte de um grupo remontam à origem do Homem e até ai tudo bem. Durante um Verão aguenta-se e como já referi, apesar de irritante, é giro. Ok.

O que não é giro é, sete anos depois, o atraso mental por parte da TMN em trazer de volta esse incidente do “Ó EEEEEEEELSA” e basear nele a estratégia de marketing para o Sudoeste 2005! Não só o site do festival é insuportável com as colunas ligadas (mesmo colocando o som em modo off continuam a ouvir-se os gritos da Elsa), como penso que transparece uma grave falta de ideias e dinamismo em relação a este festival que, até há bem pouco tempo, era na minha opinião o melhor festival de Verão do nosso país. O cartaz também o revela, sendo um dos mais fracos que já vi num Sudoeste.

Não querendo ferir ninguém (muito menos aqueles a que vulgar e erradamente o povo chama de atrasados mentais, que não têm nada a ver com este assunto e merecem todo o meu respeito), quer-me parecer que a TMN entrou no facilitismo de considerar as massas aderentes aos festivais de Verão uma cambada de aTrasados MeNtais que se ludibriam e se arrastam de qualquer maneira, descurando qualquer espécie de esforço ao nível da inovação e desenvolvimento daquele que é um dos eventos musicais mais importantes do Verão em Portugal.

No entanto vamos ver o que pensam as pessoas. Até pode ser que eu esteja enganado e que o Atraso Mental seja mesmo o que elas procuram e para mal dos meu pecados tenha de andar até Outubro a levar com uns tipos de vez em quando a gritar em qualquer lado: Ó EEEEEEEELSA…

1 comentário:

Anónimo disse...

Estavas à espera de quê?