segunda-feira, maio 16, 2005

Cartaz-Asneira, parte II

Os marketeiros de Edson Athayde contratados por Manuel Maria Carrilho devem andar muito confusos. Depois de trocarem a colina do Castelo de S.Jorge com o Bairro Alto, resolveram agora disputar o eleitorado com a extrema-direita do Partido Nacional Renovador.
Explicando. O novo cartaz da candidatura de Carrilho à Câmara de Lisboa mostra um candidato sorridente, uma promessa de "projecto com princípio, meio e fim" e a... Ponte 25 de Abril como pano de fundo. Dá-se só o pequeno pormenor da antiga Ponte Salazar ter sido planificada e concretizada durante o Estado Novo. A democracia introduziu o comboio - já previsto aquando da construção da ponte.
Bem vistas as coisas, a ideia não é má. Muitos dos espaços verdadeiramente planificados e devidamente organizados - como Alvalade, a Alameda das Universidades, o Alto do Parque Eduardo VII, o Bairro Azul, etc - foram construídos na primeira metade da ditadura.
A ala esquerda do PS é que não deve achar muita piada a este fascinio de Manuel Maria Carrilho pelos projectos do salazarismo.

Sem comentários: