sábado, maio 28, 2005

Para os Fãs: A Não Perder!



Fui ontem. Um pouco tarde, eu sei, para fã especialmente. E depois? O que é que interessa? A idade e a pachorra já não me permitem o histerismo grupie de criança e nunca fui propriamente um nurd.

Finalmente um Star Wars que faz vibrar quem gosta de Star Wars, que é de outra geração em que não havia CGI (Computer Generated Images), não havia personagens da Disney metidos na história para agradar às criancinhas, não havia a linha de separação dura e altamente perceptível entre as duas vertentes do filme, que são a vida e percurso de Anakin Skywalker e tudo o resto. A primeira trilogia tinha o mérito de um cinema perdido, em que tanto o óbvio como o lamechas pareciam não ter lugar. A concorrência era forte no final dos anos setenta e os géneros em voga tinham na violência um pilar fundamental.

Mas enfim, depois de dois enormes baldes de água fria, coloridos e patéticos, com CGI a transbordar a retina, plots melosos e personagens insuportáveis, eis que a chegada do império do mal traz consigo o que o cinema sci-fi tem de melhor. Acção encadeada e pouco tempo para respirar, uma evolução notável ao nível dos CGI, agora imperceptíveis na maior parte dos casos, uma realização mais inspirada, conceitos mais profundos, pouca lamecha ou quase nenhuma, um cenário político muito bem conseguido e de características universais e acima de tudo, as tão aguardadas respostas, que emocionarão qualquer um que como eu, em pequenino, um dia viu a sua vida mudar para sempre com uns tipos de há muito tempo atrás, que noutra galáxia, se digladiavam com sabres de luz, lutando para conquistar o monopólio de uma tal Força!

Sem comentários: