terça-feira, maio 31, 2005

Seis razões para votar “não” – parte IV

Artigo I-46º Princípio da democracia representativa

Concordo que “o funcionamento da União” se basei “na democracia representativa”. O problema é que o principal órgão da União, a Comissão Europeia, não respeita esse princípio. Sendo o órgão legislativo e executivo por excelência da União, a Comissão não é eleita e é muito pouco fiscalizada – por muito que os poderes do Parlamento sejam reforçados com esta Constituição.
Pior. Este Tratado Constitucional diz ainda que “todos os cidadãos têm o direito de participar na vida democrática da União. As decisões são tomadas de forma tão aberta e tão próxima dos cidadãos quanto possível”. É pena que a classe política europeia escreva este belo principio, mas não o pratique.
Se quisessem realmente dar legitimidade democrática à União Europeia, este Tratado Constitucional teria sido votado pelos diferentes povos europeus no mesmo dia e de acordo com os diferentes fusos horários. Isso sim é que seria apostar na legitimidade democrática da Europa.
E porque não o fizeram? Sabes porquê, David? Por medo. Simplesmente, por medo do resultado.
Esta é a Europa que temos. A Europa que tem medo da democracia. A Europa dos iluminados e das vanguardas de outrora que agora vestem outras roupas e outras cores. Será que a Europa não aprendeu nada?

1 comentário:

Anónimo disse...

Milhafre, ficaste engasgado no defesa do Não?