sexta-feira, maio 13, 2005

Vai Uma Partidinha De Golf?


Fotografia gentilmente cedida pelo seu autor - Pedro Gilberto

Observem atentamente a fotografia! Agora tirem as árvores, ponham um relvado e façam dezoito buracos. Que tal? Viram? É muito fácil acabar em três tempos com uma das mais belas paisagens do nosso país e substitui-la por um incaracterístico e supostamente rentável campo de golf. Mas e o que é que isso importa?

Só alguns saberão que o sobreiro é única quercínea produtora de cortiça da região mediterrânea. Mais, Portugal, embora sendo um país de área reduzida, produz mais cortiça e de melhor qualidade que todo o resto do mundo. É incrível pensar nisto, não é? Que um país miserável como o nosso, continua a ser o maior produtor mundial de qualquer coisa. Espantoso! Agora pergunto eu, quantas pessoas sabem disto? Quase ninguém. E porquê? Porque o interesse sobre esta matéria por parte dos media é… Zero! Logo, a informação e o interesse da população nacional sobre o assunto é igualmente nula.

Deixará provavelmente de o ser nos próximos tempos, pois a mediatização que se adivinha devido à investigação levada a cabo pelo Ministério Público, sobre alegadas práticas de corrupção e tráfico de influências na aprovação de um empreendimento de uma empresa do Grupo Espírito Santo (GES), na herdade Vargem Fresca, em Benavente e a relação desta decisão com um alegado financiamento da campanha eleitoral do CDS/PP, certamente trarão o assunto cortiça/sobreiros à luz do farol mediático e finalmente (embora pela pior das razões) o montado nacional e tudo o que o mesmo representa sairá do anonimato.

Para mim a questão é muito simples. Transformem já todo o Alentejo e o Ribatejo (Benavente por exemplo) num enorme campo de golf. Acabem de betonar o Algarve. Construam mais cento e cinquenta mega shoppings pelo país fora e coloque-se algures uma enorme placa, visível a dez mil metros de altitude, que diga: VENDE-SE. É mais fácil, mais óbvio e mais honesto do que fazê-lo como está a ser feito, devagar e em lume brando. Temo apenas que os descendentes de todos os responsáveis desta venda ao desbarato do nosso país e de tudo o que o caracteriza, mais tarde se vejam obrigados a vender o próprio cu àqueles que agora nos compram o chão, porque um dia destes não vamos ter mais chão para vender!

1 comentário:

dbo disse...

Excelente! Eu, um pobre deputado da abstenção, não iria tão longe, mas na realidade hoje o desbarato nacional atingiu foros do risível, com o maior menosprezo pelas pessoas que se deram ao cuidado de tentar, na alternância política, uma boa solução para os seus problemas existenciais. Todavia o povo não risca nada, ou antes, apenas risca a cruzinha no boletim de voto, mas depois...depois é o que se vai vendo: o etrno delapidar de tudo o que ainda resta de bom...ou razoável. Para os destruidores do alheio já tudo serve...até os sobreiros que tantas rolhas dariam para eles (políticos) obliterarem as suas bocas e os seus "ditos cujos" cús. É caso para desbafar: com tão bons políticos, não há cu que aguente! Pelo sim e pelo não, o melhor será a gente lavar-se bem por baixo, e perfurmar-se a rigor!...