sexta-feira, junho 24, 2005

Campos vs Vieira

Campos e Cunha anunciou quarta-feira passada, numa reacção à aprovação da Comissão Europeia do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) do Governo, que a Segurança Social seria a próxima área a conhecer a tesoura dos cortes orçamentais.
Ou muito me engano, ou o ministro Vieira da Silva vai começar a entrar em choque com o seu colega das Finanças. Poderá ser uma batalha determinante para a permanência do ex-braço direito de Ferro Rodrigues no Governo de José Sócrates. “Cortes orçamentais” é frase que não passa pela cabeça dos responsáveis do Ministério da Praça de Londres.
Segundo o PEC, as alterações ao regime geral da Segurança Social devem gerar poupanças na ordem dos 200 milhões de euros em 2006 e de 840 milhões em 2009. Faltam saber todas as medidas – além do aumento da reforma - que levarão a estes números.
Embora apreciado pelo primeiro-ministro, Vieira tem Um pensamento político-ideológico com uma origem, forma e conteúdo muito diferente do de José Sócrates e do seu grupo político. Veremos quanto tempo dura.

1 comentário: