quarta-feira, junho 15, 2005

Festival de Carcavelos

Passados uns dias sobre o Festival de Carcavelos da semana passada, ainda não percebi se sempre foram atribuídas as culpas do sucedido aos banhistas que lá se encontravam naquele santo dia .

Assim ficaram a perceber que, no próximo ano - qual dever cívico –, deverão ficar em casa, quietinhos no sofá, a ver pela TV a entrega das medalhas do 10 de Junho. vale sempre a pena saber o nome das novas celebridades nacionais.

Se tivessem juntado um dinheirinho do muito que há por aí espalhado, teriam evitado aquela praia de mau agoiro e já estavam com os costados no Brasil, praias calmas, mais bem frequentadas, com celebridades populares à mão, etc., a apanhar um Solzinho gostoso e a ouvir o samba da moda.

2 comentários:

Corvus Corax disse...

Sem duvida! Até porque os arrastões no Brasil são bem mais contidos e profissionais. Ouvi dizer inclusivé que para não afectar o turismo, os trombadinhas vão servindo umas caipirinhas à malta enquanto roubam, só para acalmar...

João Santos disse...

Mas, atenção, passarada!
A ideia das caipirinhas é boa e tem muita piada - o humor, sempre - , mas não gostaria que o meu comentário fosse tomado como uma crítica apenas ao que se passou em Carcavelos e especialmente que seja tomado como mais uma achega para o coro alarmista politicamente correcto que 'automaticamente' parece ter recolhido quorum de vários quadrantes.

Ainda por cima já observei dados que me permitem dizer que as coisas só têm este tom dramático, especialmente porque as TVs pesaram o que, continuo a dizer, me parece não ter sido tão alarmante como quiseram fazer crer. E atenção que não estou a dizer que este tipo de acontecimentos não têm gravidade. Não. Claro que são doentios e nos deixam à mostra as fraquezas internas.
Sem desculpa para a meia dúzia de espertos que resolveram praticar os assaltos e armar sarilho.
Afinal, e embora tivesse havido confusão, creio, e digo isto pelos dados actuais, que não existiram 400 ou 500 pretos a correr e a bater nos brancos, nem houve qualquer movimento organizado de arrastão.

Até provas em contrário, fico por aqui. É que nem um filminho amador apareceu para corroborar a teoria das TV's!
Apenas toquei no facto de gente responsável estar a gastar o seu tempo a tratar da sua vidinha, e a investir num futuro de traços privados através de medalhas que fazem parte do nosso imaginário e que deveriam servir apenas como exemplo e bom, exemplo de transcendência ao serviço da nação, da comunidade, do mundo, etc., diria do fundo da minha escuridão.

Mas até as medalhas não escaparam à democratização geral do país. Por isso já podemos dizer que as estatísticas estão erradas. Somos melhores que esses incómodos números que nos chegam lá da Europa!

Estaria, na cerimónia do 10 de Junho, alguém presente que se pudesse afirmar co-responsável pelo forma deficiente como está organizada muita da população imigrante estabelecida em Portugal, para não falar dos novos portugueses?

É que a falta de algumas soluções eficazes, ao longo dos muitos anos que este natural processo dura, vai dando os seus maus resultados e não me parece que sejam os infelizes dos que precisam de trabalhar duro que têm que levar com a culpa de tudo o que acontece.

Não são eles os que mais lucram com a venda de materiais perigosos (variados) para a humanidade! E não digo mais.

Agora que estes acontecimentos não dão jeito nenhum aos portugueses interessados em viverem melhor, pela má publicidade que voa a caminho dos nossos pretensos clientes turísticos, sem dúvida.
Mas devem dar jeito a muito racista barato que anda À procura de uma oportunidade para gritar:"Acudam que vai ladrão!".

Era só isto que gostaria de deixar expresso para evitar confusão.
Mas acho o teu comentário uma delícia, especialmente a parte das caipirinhas!