terça-feira, junho 07, 2005

Somos todos xenófobos e racistas

Hoje também fiquei a saber que a Teresa Sousa, proeminente jornalista e federalista, considera que o "não" francês e holandês baseia-se, simplesmente, em razões xenófobas e racistas. Ora aqui está um ponto de vista curioso, digo eu. O que só pode levar a jornalista a concluir que os filhos de Hitler estão ao virar da esquina do poder...
Segundo a jornalista, a França quer "uma Europa de novo reduzida à sua pequena dimensão ocidental, com «pobres» quanto baste, mas não em demasia. Economica e socialmente «harmonizada» de acordo com o que a França entende por modelo social europeu e que Jaqcues Chirac designa agora por «modelo francês», preservando a PAC até para lá do absurdo". Estas são, portanto, as razões que levavram os franceses a votar "não".
E as dos holandeses? "Não são mais animadoras, por mais legítimas que sejam. São também contra o alargamento, contra a «invasão» dos pobres ou contra a invasão islâmica". Nem mais.
"Nos dois casos, apenas uma minoria expressa a visão soberanista dos nossos eurocépticos", conclui Teresa de Sousa.
Pior que este autismo primário, só o facto de a jornalista acusar os eurocépticos de não terem um projecto para a Europa, como se a Europa Federal fosse o único e exclusivo caminho aceitável.
Confesso: este absolutismo iluminado, que ignora o facto de os diferentes povos europeus discordarem dos seus projectos radicais, é o que mais me irrita nos federalistas.
Volto a recordar que o povo dinamarquês (por duas vezes), irlandês, sueco, francês e holandês votaram "não" desde que a Europa Federal começou a ser construída com o Tratado de Maastricht.
Será que são todos xenófobos e racistas?
Uma Europa assente no mercado único não necessita de uma União Política. O "não" ao Tratado Constitucional significa isso mesmo. O projecto alternativo passa por continuar com a União Económica e Monetária, mas sem aprofundar qualquer União Política que leve à criação de um super-Estado Federal chamado "Europa". Será que custa assim tanto perceber isto?

Sem comentários: